Voltar

Defensoria Pública participa da 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR e avança na consolidação do modelo nacional de governança

10 de dezembro de 2025 14:48 58

A Defensoria Pública participou, na última quarta-feira (26), da 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR, realizada na Defensoria Pública de Belo Horizonte (MG). O encontro reforçou o compromisso das instituições com a inovação, a cooperação e o aprimoramento contínuo.


A reunião marcou um passo importante na consolidação do modelo nacional de governança e no fortalecimento do desenvolvimento colaborativo do Sistema SOLAR, utilizado pelas Defensorias para a gestão de atendimentos e processos. Entre os principais avanços, destaca-se o acesso a uma plataforma mais robusta, estável e segura.


O comitê definirá padrões técnicos obrigatórios, documentação, testes automatizados e requisitos de segurança que elevarão a qualidade das entregas, garantindo mais confiabilidade ao trabalho de defensoras, defensores, servidoras e servidores.


O modelo colaborativo também permitirá o compartilhamento de conhecimento e a divisão do esforço de desenvolvimento entre as instituições, reduzindo custos, evitando retrabalho e acelerando a implementação de melhorias relevantes.


Representaram a DPPE o coordenador de TI, Ricardo Vinícius, o desenvolvedor da instituição e o coordenador nacional do Sistema, defensor público do Tocantins, Pablo Mendonça Chaer.



Notícias Recentes

DPPE realiza ação preventiva de aferição de pressão arterial em seus núcleos de atendimento

A Defensoria Pública de Pernambuco implementou, a partir do dia 4 de junho de 2026, a aferição preventiva de pressão arterial para usuários que buscam atendimento na instituição. A iniciativa integra

Continue Lendo
Defensoria Pública de Pernambuco conclui formação de novos defensores públicos

Na sexta-feira (19), foi encerrado o curso de formação das novas defensoras e dos novos defensores públicos da Defensoria Pública de Pernambuco.Iniciado em 18 de maio, o curso contou com a participaçã

Continue Lendo
Defensoria Pública de Pernambuco promove simpósio sobre Direito Ambiental e Saúde Única

A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) promove o I Simpósio Interinstitucional de Direito Ambiental e Saúde Única: Justiça, Meio Ambiente e Senciência: Perspectivas para uma Gestão de Saúde Única e

Continue Lendo

Notícias Mais Lidas

Você sabe o que Violência Vicária?

Diferentemente da alienação parental, que é um mecanismo de tortura psicologica nos filhos, a violência vicária tem como base que o abusador que é um homem, progenitor dos filhos em comum, se utiliza ...

Leia Mais
Defensoria Pública de Pernambuco inaugura novo núcleo em Jaboatão dos Guararapes

Na manhã da sexta-feira (06), a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) inaugurou o núcleo de Jaboatão dos Guararapes, garantindo seu compromisso e eficácia no acesso à justiça para a população da reg...

Leia Mais
Defensoria Pública de Pernambuco abre inscrições para casamento coletivo no Recife

A Defensoria Pública de Pernambuco, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizará mais uma edição do casamento coletivo. A cerimônia acontecerá no Ginásio de Esportes Geraldo M...

Leia Mais
Defensoria Pública de Pernambuco abre seleção para estágio em Direito

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários do curso de Direito. Os interessados podem se inscrever no período de 19 de junho a 10 de j...

Leia Mais