Voltar

Casamento Comunitário do Recife reúne 359 casais no Geraldão em cerimônia promovida pela Defensoria Pública de Pernambuco

12 de junho de 2025 11:44 122



Um dos maiores eventos de promoção da cidadania realizados em Pernambuco reuniu 359 casais no Ginásio Geraldão, nesta quarta-feira (11), no Recife, para a oficialização gratuita da união civil. O Casamento Comunitário do Recife foi realizado pela Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife, marcando mais uma edição da iniciativa que garante o direito ao casamento a centenas de famílias do município.


A celebração, que acontece tradicionalmente às vésperas do Dia dos Namorados, se consolidado a cada edição como parte da agenda anual da DPPE. A proposta é assegurar, de forma gratuita e acessível, o direito ao matrimônio civil, contribuindo para a formalização de vínculos familiares e o fortalecimento da cidadania.


Durante a solenidade, o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas, ressaltou o significado do Casamento Comunitário no contexto da missão institucional da Defensoria: “Esta é a terceira edição do evento no Recife, e ele expressa com clareza o papel da Defensoria Pública: estar ao lado da população para assegurar direitos. Aqui celebramos histórias de amor, superação e, acima de tudo, o reconhecimento jurídico e social de uniões que, em muitos casos, já existem há anos.”


Responsável pela condução da cerimônia, o magistrado Clicério Bezerra, da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, ressaltou a dimensão social do evento: “É uma alegria enorme ver esse ginásio cheio de histórias e sonhos. O casamento civil não é apenas um documento, mas o reconhecimento legal de laços afetivos que merecem ser respeitados e protegidos.”


Organizado em conjunto com o Núcleo de Conciliação do TJPE (Nupemec), o Casamento Comunitário contou com a participação do coordenador-geral do Núcleo, desembargador Erik Simões, que reforçou o caráter inclusivo da iniciativa, responsável por oferecer isenção de taxas e apoio institucional a quem não teria acesso ao casamento por meios convencionais.


“Há três anos que estamos fazendo (o evento) aqui no Geraldão, onde muitos casais realizam seus sonhos. A grande maioria já convive junta, com filhos e até com netos, porém não tinha condições de pagar as taxas. Então todos estão se casando de forma gratuita", frisou o magistrado.


Cidadania, diversidade e inclusão


Mais do que um ato formal, o Casamento Comunitário do Recife se tornou um espaço de reconhecimento da diversidade e da afetividade em todas as suas formas. Casais de diferentes histórias, origens e trajetórias emocionaram o público ao celebrarem uniões que, muitas vezes, aguardavam há anos pela formalização.


Após 12 anos de união, Roberta Cristiane e Joaquim Raimundo celebraram a oficialização do casamento relembrando a trajetória compartilhada. “O casamento é sobre caminhar juntos, enfrentando os desafios lado a lado. Hoje concretizamos um sonho que já vivíamos há muito tempo”, afirmou Roberta.


Shirley Correia e Elaine Fernanda oficializaram a união em meio a uma história marcada por superações. Para Elaine, o momento simboliza mais que um compromisso legal — é a consagração de um amor verdadeiro. “Depois de tantos altos e baixos na vida, posso dizer que conheci o grande amor da minha vida. É uma grande felicidade oficializar nossos votos”, declarou.


Artur Luna e Igor Monteiro viveram com entusiasmo a oficialização da união. Para o casal, dizer “sim” na véspera do Dia dos Namorados tornou o momento ainda mais simbólico. “A cerimônia veio para que a gente pudesse celebrar ainda mais esse amor”, afirmou Artur.


A cerimônia também contou com a presença do subdefensor público-geral, Gabriel Gonçalves; do subdefensor das Causas Coletivas, Rafael Alcoforado; da subdefensora de Mediação e Conciliação, Jeovana Colaço; do defensor público e chefe do gabinete da Defensoria Pública de Pernambuco, Fernando Jordão; do presidente da ADEPEPE, Clodoaldo Battista; do coordenador-geral adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPE, magistrado José Alberto Freitas; do procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; do secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho; dentre outras autoridades.

Notícias Recentes

DPPE participa da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Glória do Goitá

📄 Texto: Nathália Valentim 📸 Foto: DivulgaçãoA Defensoria Pública de Pernambuco esteve presente na 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada na última terça-feira (29)

Continue Lendo
Defensoria Pública de Pernambuco realiza mutirão gratuito de DNA no Recife

Em todo o país, acontece mais uma edição da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovida pelas Defensorias Públicas com o objetivo de garantir o direito ao reconhecimento de paternidade de forma gr

Continue Lendo
DPPE participa do 1º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias em Foz do Iguaçu

A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) marcou presença no 1º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias (CNTI.Def) e no 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça (En

Continue Lendo

Notícias Mais Lidas

Defensoria Pública de Pernambuco abre inscrições para casamento coletivo no Recife

A Defensoria Pública de Pernambuco, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizará mais uma edição do casamento coletivo. A cerimônia acontecerá no Ginásio de Esportes Geraldo M...

Leia Mais
DPPE no ‘Debate da Super Manhã’

No ‘Debate da Super Manhã’ desta quarta-feira (26), apresentado pela comunicadora Natalia Ribeiro @nataliaribeiroradio, o assunto foi ‘Inteligência artificial no serviço público.’A bancada contou com ...

Leia Mais
DIVULGAÇÃO DE RESULTADO DEFINITIVO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE DEFENSORAS E DEFENSORES POPULARES

A Comissão Coordenadora divulga o resultado final da seleção para o Curso de Defensoras e Defensores Populares. As matrículas serão efetuadas no formato estabelecido no item 4 do edital: presencialmen...

Leia Mais
Defensoria Pública de Pernambuco abre seleção para estágio em Direito

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários do curso de Direito. Os interessados podem se inscrever no período de 19 de junho a 10 de j...

Leia Mais