Um dos maiores eventos de promoção da cidadania realizados em Pernambuco reuniu 359 casais no Ginásio Geraldão, nesta quarta-feira (11), no Recife, para a oficialização gratuita da união civil. O Casamento Comunitário do Recife foi realizado pela Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife, marcando mais uma edição da iniciativa que garante o direito ao casamento a centenas de famílias do município.
A celebração, que acontece tradicionalmente às vésperas do Dia dos Namorados, se consolidado a cada edição como parte da agenda anual da DPPE. A proposta é assegurar, de forma gratuita e acessível, o direito ao matrimônio civil, contribuindo para a formalização de vínculos familiares e o fortalecimento da cidadania.
Durante a solenidade, o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas, ressaltou o significado do Casamento Comunitário no contexto da missão institucional da Defensoria: “Esta é a terceira edição do evento no Recife, e ele expressa com clareza o papel da Defensoria Pública: estar ao lado da população para assegurar direitos. Aqui celebramos histórias de amor, superação e, acima de tudo, o reconhecimento jurídico e social de uniões que, em muitos casos, já existem há anos.”
Responsável pela condução da cerimônia, o magistrado Clicério Bezerra, da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, ressaltou a dimensão social do evento: “É uma alegria enorme ver esse ginásio cheio de histórias e sonhos. O casamento civil não é apenas um documento, mas o reconhecimento legal de laços afetivos que merecem ser respeitados e protegidos.”
Organizado em conjunto com o Núcleo de Conciliação do TJPE (Nupemec), o Casamento Comunitário contou com a participação do coordenador-geral do Núcleo, desembargador Erik Simões, que reforçou o caráter inclusivo da iniciativa, responsável por oferecer isenção de taxas e apoio institucional a quem não teria acesso ao casamento por meios convencionais.
“Há três anos que estamos fazendo (o evento) aqui no Geraldão, onde muitos casais realizam seus sonhos. A grande maioria já convive junta, com filhos e até com netos, porém não tinha condições de pagar as taxas. Então todos estão se casando de forma gratuita", frisou o magistrado.
Cidadania, diversidade e inclusão
Mais do que um ato formal, o Casamento Comunitário do Recife se tornou um espaço de reconhecimento da diversidade e da afetividade em todas as suas formas. Casais de diferentes histórias, origens e trajetórias emocionaram o público ao celebrarem uniões que, muitas vezes, aguardavam há anos pela formalização.
Após 12 anos de união, Roberta Cristiane e Joaquim Raimundo celebraram a oficialização do casamento relembrando a trajetória compartilhada. “O casamento é sobre caminhar juntos, enfrentando os desafios lado a lado. Hoje concretizamos um sonho que já vivíamos há muito tempo”, afirmou Roberta.
Shirley Correia e Elaine Fernanda oficializaram a união em meio a uma história marcada por superações. Para Elaine, o momento simboliza mais que um compromisso legal — é a consagração de um amor verdadeiro. “Depois de tantos altos e baixos na vida, posso dizer que conheci o grande amor da minha vida. É uma grande felicidade oficializar nossos votos”, declarou.
Artur Luna e Igor Monteiro viveram com entusiasmo a oficialização da união. Para o casal, dizer “sim” na véspera do Dia dos Namorados tornou o momento ainda mais simbólico. “A cerimônia veio para que a gente pudesse celebrar ainda mais esse amor”, afirmou Artur.
A cerimônia também contou com a presença do subdefensor público-geral, Gabriel Gonçalves; do subdefensor das Causas Coletivas, Rafael Alcoforado; da subdefensora de Mediação e Conciliação, Jeovana Colaço; do defensor público e chefe do gabinete da Defensoria Pública de Pernambuco, Fernando Jordão; do presidente da ADEPEPE, Clodoaldo Battista; do coordenador-geral adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPE, magistrado José Alberto Freitas; do procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; do secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho; dentre outras autoridades.
A ouvidora-geral da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), Liliana Barros, participou do Encontro das Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil e do Seminário em comemoração aos 10 anos da Ouvid
Continue LendoNa última quinta-feira (25/09), a Defensoria Pública de Pernambuco, por meio do Núcleo de Registro Civil, promoveu mais uma ação de cidadania no sistema prisional, desta vez na Colônia Penal Feminina
Continue LendoA Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) marcou presença em uma atividade acadêmica promovida pela LADEC – Liga Acadêmica de Direito e Estudos Cíveis da Asces-Unita, em Caruaru. A defensora pública C
Continue LendoA Defensoria Pública de Pernambuco, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizará mais uma edição do casamento coletivo. A cerimônia acontecerá no Ginásio de Esportes Geraldo M...
Leia MaisNo ‘Debate da Super Manhã’ desta quarta-feira (26), apresentado pela comunicadora Natalia Ribeiro @nataliaribeiroradio, o assunto foi ‘Inteligência artificial no serviço público.’A bancada contou com ...
Leia MaisNa manhã da sexta-feira (06), a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) inaugurou o núcleo de Jaboatão dos Guararapes, garantindo seu compromisso e eficácia no acesso à justiça para a população da reg...
Leia MaisA Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários do curso de Direito. Os interessados podem se inscrever no período de 19 de junho a 10 de j...
Leia Mais