Pular para o conteúdo

Visita institucional aproxima DPPE e Secretaria da Mulher de Pernambuco no combate à violência de gênero

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

A Defensoria Pública de Pernambuco realizou, na quarta-feira (05), uma visita Institucional à Secretaria da Mulher de Pernambuco, localizada na rua Cais do Apolo, no bairro do Recife.

A visita institucional teve como objetivo a apresentação das diretrizes de atuação da Defensoria Pública voltadas para as Mulheres Vítimas de Violência de Gênero, a fim de reforçar a disposição da instituição para o desempenho do trabalho em rede e a ampliação das ações já desenvolvidas. Nessa perspectiva, o Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (NUDEM), assume um importante papel, diretamente relacionado à promoção de uma atuação estratégica que vise reduzir as dificuldades das mulheres conhecerem e pleitearem a efetivação de seus direitos.

A Secretária Regina Célia destacou que a Visita Institucional da DPPE pode ser considerada um marco histórico no enfrentamento à violência contra a mulher em Pernambuco e comemorou a aproximação entre as partes. “Hoje foi um marco histórico aqui na Secretaria da Mulher. Os Defensores, vocês sabem, sãos os primeiros na linha de ponto institucional onde as mulheres buscam ajuda e apoio na questão do reconhecimento de seus direitos, da dignidade e também do acesso à justiça. Ter a Defensoria ao nosso lado, proporciona a criação de uma agenda de trabalho muito necessária no enfrentamento à violência contra as mulheres. Vem coisa boa por ai”, comemorou Regina Célia.

Para o Subdefensor Criminal da Capital, Wilker Neves, “a atuação da Defensoria Pública na defesa da mulher em situação de vulnerabilidade extrapola a defesa meramente processual, revelando uma importante vocação defensorial, que é o envolvimento na efetiva transformação de realidades sociais. O estreitamento das relações institucionais com a Secretaria Estadual da Mulher, portanto, apresenta-se como medida necessária ao cumprimento dessa relevante missão institucional.”

Débora Andrade, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (NUDEM), salientou a importância desta aproximação para apresentar o trabalho desenvolvido na DPPE
no combate à violência de gênero: “O NUDEM e defensoras que prestam assistência qualificada à vítima em municípios da região metropolitana estiveram com a Secretária da Mulher, Regina Célia, para apresentar seus trabalhos e dialogar sobre ampliação da participação da Defensoria Pública nas ações para o enfrentamento à violência de gênero no Estado de Pernambuco. O encontro foi muito proveitoso e nos sinalizou um caminho aberto para novas práticas institucionais”.

A secretária Regina Célia e a secretária executiva Juliana Gouveia receberam o Defensor Público-Geral Henrique Seixas, o Subdefensor Público-Geral Clodoaldo Battista, o Subdefensor Criminal da Capital Wilker Neves, a Subdefensora de Mediação e Conciliação Jeovana Colaço, a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) Débora Andrade, a Coordenadora do Núcleo de Igarassu Luana Dorziat e as defensoras públicas Luana Dalla Rosa e Mayara Cordeiro.

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2023 Todos os direitos reservados

Skip to content