A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) realizou, no dia 26 de setembro, uma reunião no Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), na cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado, com o objetivo de iniciar as organizações para a terceira edição do Projeto Conexões pela Liberdade.
Serão dois dias de atividades na unidade prisional com datas ainda por definir. No primeiro dia serão realizados diversos serviços e oficinas de direitos e outras áreas como saúde. No segundo dia, todas mil pessoas privadas de liberdade do presídio serão atendidas individualmente para garantir o seu direito à informação, regularizar o seu processo, afastando eventuais ilegalidades.
O projeto tem como objetivo garantir os direitos da sociedade privada de liberdade, por meio dos serviços prestados pela Defensoria Pública de Pernambuco e demais instituições que com ela tem atuado conjuntamente ao longo dos últimos anos.
Estiveram presentes na reunião a Subdefensoria de Execução Penal, representantes do grupo de extensão Além das Grades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representantes da direção do presídio e a gerente técnica jurídico penal da Secretaria de Ressocialização, Clarissa Almeida.
As demais edições do Projeto Conexões pela Liberdade aconteceram na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), em 31 de maio de 2023; e no Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA), em 20 de setembro do mesmo ano.