Prezadas Defensoras e Defensores Públicos,
Criamos institucionalmente, em nossa cultura, os elementos que nos conduziram nestes últimos quatro anos, permitindo chegar aonde estamos e com os quais continuaremos traçando a nossa história.
Organizamos nossas crenças nas ações que conduzem a narrativa deste Relatório de Gestão de 2021 e traduzem nossa capacidade de antecipar cenários, desenvolver pessoas, criar oportunidades e integrar cada vez mais a DPPE com os três Poderes do nosso Estado.
Com o plano de ação traçado, o maior desafio foi buscar parcerias dentro e fora da instituição que cooperassem e trabalhassem em equipe.
Vamos reconhecer que uma instituição como a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco não poderia implementar a sua vasta missão constitucional sem o trabalho em equipe.
A execução do nosso planejamento foi movida por um grupo de pessoas que coordenaram seus esforços em espírito dialógico, cooperativo e de parcerias que facilitaram sobremaneira a consecução dos objetivos traçados.
O empenho em tudo o que fizemos resultou na melhoria do atendimento, bem como na qualidade dos serviços que ofertamos.
Iniciamos um projeto ousado de investimento em tecnologia que contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade de nossos serviços.
Destaco também as readequações de espaços e abertura de novos Núcleos pelo interior do Estado que, somadas a nova estrutura dos Núcleos temáticos na Capital foram o ponto alto das ações desenvolvidas em 2021.
O objetivo é fazer com que os nossos assistidos tenham a sensação de saírem de nossos núcleos melhores do que entraram.
Em 2021 ampliamos o atendimento da Defensoria Pública e mesmo diante da maior crise sanitária mundial, alcançamos números elevados de atendimentos e serviços prestados à população pernambucanas.
Por fim, encaminhamos a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco Projeto de Lei, já aprovado e com sanção prevista para a primeira semana de 2022, que modernizará toda estrutura administrativa da nossa instituição, além de promover a recomposição dos vencimentos de toda categoria.
Nossos resultados acompanham os sinais emitidos pela população que, cada vez mais, exige melhoria na prestação dos serviços públicos, o que nos mantém focados a continuar garantindo ao cidadão o mais amplo acesso à Justiça.
Portanto, com passos firmes e decididos, seguiremos lutando pela ampliação dos nossos serviços e zelando pelos diretos da população vulnerável.
A todos, somos gratos pela parceria e cooperação.
Feliz Ano Novo
José Fabrício Silva de Lima
Defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco.