A Defensoria Pública de Pernambuco prestou, nesta terça-feira (31), serviços de cidadania à população afetada pelas fortes chuvas e inspeção no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes. O Grupo de Trabalho da instituição visitou abrigamentos e inspecionou as áreas mais afetadas da localidade, levando serviços jurídicos e verificando suas necessidades.
A atividade faz parte do Plano Emergencial das Ações Institucionais e Solidárias criado para auxiliar à população do Estado.
De acordo com o Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, neste momento é necessário que a instituição esteja presente nas áreas mais afetadas; “É importante que a informação chegue à população e assim procurar os órgãos competentes, inclusive a Defensoria Pública de Pernambuco, para que possa auxiliar na emissão de documentos e orientações para acesso aos direitos básicos o mais rápido possível”.
O Defensor Público-Geral ainda informou que o Plano Emergencial das Ações Institucionais e Solidárias iniciou fluxo de atendimento em parceria com as secretarias municipais e estadual, para que sejam identificadas as necessidades da população local e emitir a documentação de forma mais célere.
Dentro da ação realizada pelo grupo de trabalho desde a segunda-feira (30), já foram visitados os abrigamentos da Iputinga, Várzea, Cabo do Santo Agostinho, São Lourenço da Mata. E também foram realizadas inspeções de áreas atingidas no bairro do Ibura e Três Carneiros.
Além do Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, estiveram presentes na atividade o Subdefensor Público-Geral de Assuntos Jurídicos Fabrício Lima, o Subdefensor Público-Geral Institucional e Administrativo Clodoaldo Magalhães, a Subdefensora Cível da Capital Jeovana Colaço, o Subdefensor das Causas Coletivas Rafael Alcoforado, O Subdenfensor Criminal da Capital Wilker Neves, o Chefe do Gabinete de Gestão João Duque e a Defensora Pública Leda Pessoa.