Pular para o conteúdo

DPPE UTILIZA TÉCNICAS DO “LEGAL DESIGN” PARA SIMPLIFICAR AS SUAS PETIÇÕES INICIAIS NO NÚCLEO DE FAMÍLIA, DE MANEIRA EFICAZ E COMPREENSÍVEL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco começou a adotar técnicas do “Legal Design” em suas petições iniciais, com o intuito de tornar os sistemas e serviços jurídicos mais compreensíveis, úteis e eficazes. A iniciativa, vinculada ao Núcleo de Família, junto a Coordenadora, Defensora Pública, Caroline Stefanie Cavalcante Barreto Silveira, vem utilizando recursos visuais nas suas petições iniciais com linguagem simples e clara.

Tudo teve início no mês de março de 2023. A autora da iniciativa foi a acadêmica de direito, Luanna Freitas Domingos, que passou a adotar nas petições iniciais, recursos visuais do “Legal Design” nas Ações de Alimentos, Divórcio Litigioso e na Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável, com a orientação jurídica dos Defensores Públicos, Caroline Stefanie Cavalcante Barreto Silveira e Leonardo de Amorim Carneiro.

As ações utilizaram recursos visuais como ícones e QR Code. Informações jurídicas simplificadas e de fácil compreensão, já foram distribuídas nas iniciais em algumas Varas de Famílias no Estado de Pernambuco, abaixo, link para acessar  modelo de Ação de Divórcio Litigioso, elaborada pelo Núcleo de Família do Estado de Pernambuco.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VISUALIZAR O MODELO:

https://www.defensoria.pe.def.br/wp-content/uploads/2023/04/LLEGAL-DESIGN-DPPE-GHIARONI-BARBACHAN-DE-ALBUQUERQUE-DIVORCIO-LITIGIOSO.pdf

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2024 Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo