A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, por meio do Núcleo de Garanhuns coordenado pelo Defensor Público Daniel Baracho Nunes, realizou, na última quinta-feira (10), um mutirão de atendimento jurídico e de saúde pública a pessoas privadas de liberdade.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Defensoria, a Secretaria de Saúde Municipal e a Cadeia Pública de Bom Conselho, e tem o objetivo de levar dignidade à pessoa privada de liberdade, por meio da promoção de ações básicas de saúde e assistência jurídica.
Segundo o coordenador Daniel Baracho Nunes, na Cadeia Pública de Bom Conselho não existia atendimento em saúde pública. “Conversando com a gerente da Cadeia, pude perceber que não existia atendimento de saúde para as pessoas privadas de liberdade. Então, a partir disso, comecei a articular uma ação com a secretária municipal de saúde, Tânia Botelho, juntamente com a Supervisora da Cadeia de Bom Conselho, Eliziane Soares, e hoje conseguimos atender 26 pessoas”, frisou o defensor público.
No evento, foram realizadas consultas processuais e orientações jurídicas, além de consultas médicas; tratamento odontológico; atendimento psicológico; atualização vacinal; realização de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis; e aferição de pressão e glicose.
DPPE INFORMA – FUNCIONAMENTO DO PLANTÃO NO FINAL DE SEMANA
A Defensoria Pública de Pernambuco funciona em regime de plantão nos finais de semana. O atendimento acontece por e-mail disponível