A Defensoria Pública de Pernambuco, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), lançou o Projeto Alvorecer, uma iniciativa voltada para ampliar o atendimento psicológico às mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto foi idealizado em resposta à alta demanda por acompanhamento psicológico, que atualmente conta com mais de 100 mulheres na fila de espera no NUDEM.
Diante dessa necessidade, o Núcleo publicou um chamamento público para selecionar psicólogas voluntárias, com o objetivo de ampliar o atendimento especializado. Seis profissionais foram selecionadas para integrar o projeto, que terá como foco a oferta de sessões de psicoterapia virtuais. Essa decisão foi tomada devido à limitação do espaço físico do NUDEM, que já não comporta mais atendimentos presenciais individuais.
O Projeto Alvorecer tem como principal objetivo expandir o serviço de psicologia oferecido pelo Núcleo, permitindo que mais mulheres recebam o apoio necessário. Durante a apresentação das psicólogas voluntárias, realizada na última terça-feira (5), a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, Débora Andrade, destacou a importância dessa iniciativa. “Com o apoio dessas profissionais, conseguimos ampliar nossa rede de atendimento, oferecendo o suporte psicológico que essas mulheres tanto necessitam”, afirmou Débora.
Além de realizar um trabalho essencial de acolhimento e assistência jurídica a mulheres em situação de violência, o NUDEM agora amplia o serviço psicológico, oferecendo suporte emocional mais completo, ajudando no processo de recuperação e no fortalecimento de mulheres que enfrentam situações de abuso e trauma. O atendimento remoto também garante maior acessibilidade, permitindo que mulheres de diversas localidades de Pernambuco possam ser atendidas sem a necessidade de deslocamento.