Pular para o conteúdo

DPPE promove o maior Casamento Comunitário de Pernambuco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este 12 de junho de 2023, quando se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, ficará marcado de forma ainda mais especial para os mais de 500 casais que participaram do maior casamento comunitário do estado, promovido pela Defensoria Pública de Pernambuco. que aconteceu na segunda-feira no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

A iniciativa foi uma parceria firmada entre DPPE, Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen) e Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Quem celebrou o casamento foi o juiz Clicério Bezerra e Silva, da 1ª Vara da Família e Registro Civil da Capital.

“É o maior ato de casamento coletivo em Pernambuco. Eles estão garantindo um direito, e não só pelo lado jurídico, mas também do social”, salientou o juiz.

O Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, também compartilhou da visão social do celebrante, voltando a atenção para a parcela da população que não possui situação financeira estável para bancar os custos de um casamento tradicional, como os que se uniram de forma oficial neste Dia dos Namorados. “Estamos levando a possibilidade de concretizar não somente a promoção da cidadania, mas a concretização de sonhos. As pessoas, às vezes, não têm condições de celebrar seu casamento”, afirmou.

Para o coordenador do Núcleo de Conciliação do TJPE (Nupemec), desembargador, Erik Simões, a experiência do Núcleo na realização de casamentos coletivos há mais de 10 anos, contribui significativamente para o sucesso da parceria. “Estamos realizando um sonho coletivo hoje, acho que o maior evento já realizado em Pernambuco com mais de 500 casais”, destacou o magistrado.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), acompanhou as celebrações e exaltou a estrutura do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães. “É uma alegria para a gente estar ao lado da Defensoria promovendo isso. Emocionante presenciar tanta felicidade e amor, além de ver que de forma muito confortável, os noivos e os familiares podem acompanhar esse momento único aqui dentro do Geraldão”.

A Governadora, Raquel Lyra, em um discurso muito emocionado, lembrou que este é o primeiro dia dos namorados em que não passa ao lado do seu marido, Fernando Lucena, falecido em 2022, e ressaltou a importância de todos presentes aproveitarem cada dia ao máximo: “Nos últimos trinta anos eu passei este dia ao lado do amor da minha vida, Fernando Lucena, e o que tenho aprendido desde então é que a gente vive cada dia como se fosse o último. Precisamos dizer todos os dias o quanto amamos nosso companheiro ou companheira. Eu desejo que vocês sejam tão felizes como eu pude ser e que vocês construam uma família tão linda quanto eu construí. A iniciativa da Defensoria foi muito louvável, por isso juntamos as nossas forças para realizar esse casamento comunitário”, concluiu emocionada e sob muitos aplausos a governadora.

Durante o discurso, a Vice-Governadora, Priscila Krause, fez uma menção especial à Defensoria Pública, pela missão cotidiana de garantir o direito básico daqueles que estão, por vezes, esquecidos: “A gente precisa olhar para aqueles que são invisíveis aos olhos das políticas públicas. São para essas pessoas que a gente precisa trabalhar no dia a dia da nossa administração”.

Durante a cerimônia, diversos casais compartilharam suas histórias de amor e superação. Entre eles, estavam Ana Cristina e Carlos Eduardo, que enfrentaram muitas dificuldades ao longo dos anos, mas sempre se apoiaram mutuamente. “Estamos muito felizes por termos a oportunidade de oficializar nossa união. O Casamento Comunitário nos deu a chance de ter um dia especial e inesquecível. Muito obrigado, Defensoria Pública de Pernambuco”, disse Ana emocionada.

O Casamento Comunitário é uma iniciativa da Defensoria Pública que visa fornecer acesso à justiça e garantir a efetivação dos direitos fundamentais, permitindo que casais em situação de vulnerabilidade econômica e social tenham a oportunidade de se casarem sem custos e com todos os trâmites legais necessários.

Além do Defensor Público-Geral, Henrique Seixas e do Subdefensor Público-Geral, Clodoaldo Battista, fizeram parte da Mesa de Honra a Governadora Raquel Lyra, a Vice-Governadora, Priscila Krause, o Prefeito do Recife, João Campos, a Vice-Prefeita, Isabella de Roldão, o Deputado Federal, Eriberto Medeiros, o Deputado Estadual, Eriberto Filho, o Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco (ADEPEPE), Edmundo Siqueira, a representante da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN), Mariane Paes, o Desembargador, Erick Simões e o Magistrado, Clicério Bezerra.

Acesse a todas as fotos do evento, clicando no link abaixo:

https://cloud.defensoria.pe.def.br/index.php/s/kNXNvi5E1PuJsFY

Senha: dppe

“A

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2023 Todos os direitos reservados

Skip to content