No dia 27 de Julho, a Defensoria Pública de Pernambuco passou a integrar os Conselhos da Comunidade da Capital e da Região Metropolitana.
Os Conselhos da Comunidade atuam promovendo a assistência, a defesa e a ampliação dos direitos das pessoas privadas de liberdade e egressas, exercendo um papel importante no estreitamento do diálogo entre a sociedade e o Estado.
Estavam presentes o Subdefensor de Execução Penal, Michel Nakamura, e a Defensora Pública Amanda Batista, empossados como membros do Conselho Regional da Comunidade da 1ª Vara Regional de Execução Penal.
Também a Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo Especializado da Cidadania Criminal e Execução Penal, Michelline Lobato, e a Defensora Pública Ana Moura, tomaram posse no Conselho da Comunidade do Recife (VEPEC).
Na cerimônia, que ocorreu no auditório da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, foi debatida a importância da participação social na execução penal.
O debate contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e de integrantes da sociedade civil.