Na última segunda-feira (13) aconteceu a audiência pública para dar início à eleição para o cargo de Ouvidor(a) Externo(a) da DPPE.
O Órgão, ocupado por pessoa externa à carreira da Defensoria Pública e indicada pela sociedade civil, tem por atribuições promover o controle da qualidade dos serviços prestados pela DPE, bem como ampliar a participação social na gestão da instituição.
Na ocasião, compuseram a primeira mesa o Defensor Público-geral, Henrique Seixas, o Subdefensor Público-Geral, Clodoaldo Battista, o Subdefensor das Causas Coletivas, Rafael Alcoforado e o Ouvidor do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Desembargador Eduardo Sertório.
“O dia de hoje entrará para a história da DPPE, porque retiramos do papel a importante etapa do processo eleitoral para escolha da nossa Ouvidoria externa. Este momento converge para o sentimento da nossa gestão que é o de manter, fortalecer e ampliar o diálogo com a sociedade civil organizada”, pontuou Henrique Seixas.
O Subdefensor Público-Geral, afirmou que a Defensoria Pública é uma instituição de viés eminentemente social e precisa estar dialogando com a sociedade civil organizada. “O objetivo da Ouvidoria é desenvolver uma gestão participativa na Defensoria Pública, norteada pelo sentimento de construção coletiva”, declarou Clodoaldo Battista.
Em seguida, compuseram a segunda mesa os integrantes da Comissão Eleitoral do processo de escolha do(a) Ouvidor(a)-geral da Defensoria Pública de Pernambuco, formada pelos Defensores Públicos Dandy Pessoa, Helena Nocce, Lúcia Helena Barbosa, Maria do Carmo Tabosa e Wilton Carvalho, os quais conduziram a audiência pública.
Na ocasião, fizeram-se presentes representantes da sociedade civil organizada, bem como Defensores Públicos que atuam nas áreas correlacionadas com a futura atuação da Ouvidoria Externa.
DPPE INFORMA – FUNCIONAMENTO DO PLANTÃO NO FINAL DE SEMANA
A Defensoria Pública de Pernambuco funciona em regime de plantão nos finais de semana. O atendimento acontece por e-mail disponível