A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), se fez presente, através do Subdefensor de Execução Penal, defensor público Michel Nakamura, para inspeção e relatório das unidades prisionais da capital e região metropolitana, juntamente com Michelline Lobato, coordenadora do Núcleo Especializado de Cidadania Criminal e Execução Penal (NECCEP).
Realizada nos dias 04, 05 e 06 de outubro, a visita foi efetivada ao todo em sete presídios, sendo eles: Penitenciária Agroindustrial São João; Penitenciária Barreto Campelo; Presídio de Igarassu e Colônia Penal Presídio Frei Damião de Bozzano e Presídio ASP Marcelo Francisco de Araújo. Também participaram da análise o Ministério Público Estadual e Gestores das unidades prisionais.
‘’A finalidade da fiscalização, foi voltada principalmente aos policiais prisionais, mas, não somente a eles, como também aos detentos, que realizam trabalhos dentro do sistema. Foram verificadas as condições de trabalho, insalubridade, fornecimento de equipamentos individuais, fornecimento de fardas, entre outros. Promotores de justiças estaduais de Execução Penal e o Ministério do Trabalho também se fizeram presente”. Apontou Michel Nakamura.