Pular para o conteúdo

DPPE participa de uma reunião com as Delegacias de Polícia da Regional em Igarassu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

A Defensoria Pública de Pernambuco participou, a convite do Promotor de Justiça de Igarassu, Alexandre Fernando Saraiva da Costa, nesta segunda-feira, (18.09) de uma reunião com as Delegacias de Polícia da regional, abrangida pelos Municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.

A reunião foi realizada no Auditório da Promotoria de Justiça da cidade de Igarassu e houve a participação de todos os Delegados da Região: Evelton Barbosa da Silva Xavier (Abreu e Lima), Evaristo Ferreira Neto (Itapissuma e Itamaracá), Romulo Aires da Silva (Igarassu e Araçoiaba), Alberes Felix de Sousa (Cruz de Rebouças) e o escrivão de polícia de Igarassu Renan Correia Agra.

Na ocasião, a Defensora Pública Luana Dorziat, atual Coordenadora do Núcleo de Igarassu e responsável pelo atendimento de mulheres em situação de violência, reforçou a importância de um atendimento acolhedor, humanizado e respeitoso pelas Delegacias de Polícias às mulheres em situação de violência, de modo a assegurar-lhes uma escuta atenta e despojada de juízos de valores a respeito da veracidade ou não das informações prestadas, o que deve ser apurado no âmbito próprio, assegurado o contraditório e a ampla defesa. “As Delegacias de Polícia ainda constituem a principal porta de entrada das mulheres em situação de violência que, quando não se sentem bem atendidas e acolhidas, não retornam nem procuram outros equipamentos da rede de proteção, o que as deixa ainda mais vulneráveis. Assim, o papel da Delegacia é registrar suas queixas e tomar as providências necessárias afim de que lhes sejam garantidas as proteções legais, sendo diretamente responsável pelos infortúnios que possam recair sobre vítimas não devidamente protegidas.”

No encontro, foi reforçado o direito das mulheres a serem assistidas pela Defensoria Pública e indicada a necessidade de que elas sejam devidamente informadas acerca da necessidade de darem seguimento às queixas-crimes nos casos de crimes de ação penal privada (crimes contra a honra), o que poderá ser providenciado junto à Defensoria.

“Foi uma excelente oportunidade para apresentar essa importante atuação da Defensoria Pública às autoridades policiais, fornecendo nossos materiais de divulgação para que alcancem suas destinatárias finais, e de criar um fluxo de encaminhamento dentro da rede de proteção das mulheres na região”.

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2024 Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo