Nos dias 3 e 4 de outubro, a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) foi representada pela Subdefensora de Mediação e Conciliação, Defensora Pública, Jeovana Colaço, durante o “1º Colóquio: Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos na Defensoria Pública” .
O evento, realizado no Auditório Francisco Antônio Gedda de Carvalho da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia, foi organizado pela Comissão de Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).
Jeovana Colaço, representando a Defensoria Pública de Pernambuco, destacou o papel da mediação e conciliação na atuação da instituição, reforçando a importância da resolução extrajudicial de conflitos. “A DPPE está comprometida em fortalecer métodos que ofereçam soluções rápidas e pacíficas às partes envolvidas, sem a necessidade de judicialização, sempre colocando o interesse dos assistidos em primeiro lugar”, afirmou.
O colóquio teve como objetivo promover o intercâmbio entre defensoras e defensores públicos de todo o Brasil, além de discutir as melhores práticas em consensualidade, como a mediação, conciliação e justiça restaurativa. Jeovana Colaço participou ativamente dos debates e painéis temáticos, contribuindo com a experiência da Defensoria Pública de Pernambuco e apresentando suas iniciativas de mediação e conciliação como exemplos de sucesso.
O evento também buscou mapear a atuação extrajudicial das Defensorias Públicas em nível nacional, fortalecendo a visão de que a mediação e outras formas de solução consensual são essenciais para garantir um acesso mais rápido e eficaz à justiça. Jeovana reafirmou o compromisso da DPPE em continuar avançando nessas práticas e na promoção de uma cultura de paz na resolução de conflitos.