A Defensoria Pública de Pernambuco em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizaram nesta quarta-feira (14), mutirão de paternidade no Recife. Na oportunidade, foram ofertados 50 testes gratuitos de DNA para reconhecimento.
A coleta foi realizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, na área central do Recife.
Os interessados se inscreveram, antecipadamente, na sede da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, localizada na avenida Manoel Borba, 640, no bairro da Boa Vista.Segundo a Subdefensora de Mediação, Jeovana Colaço, essa ação é muito importante não só para a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça, mas também para as crianças.
“Na Semana Nacional da Conciliação, que será em novembro, teremos a abertura dos exames de DNA na presença do suposto pai e da mãe para que seja realizada de imediato a audiência de conciliação com as consequências jurídicas aditivas, como pensão alimentícia; guarda; visita; e direitos hereditários, pois, estamos aqui para promover a cidadania ”, frisou a defensora.Para a diretora do Cejusc do Recife, juíza Fernanda Chuahy, essa ação visa trazer mais dignidade para as crianças que não têm o nome do pai no registro de nascimento. “Esta ação que o Cejusc Recife está promovendo, em parceria com a Defensoria Pública, vem estimular a busca de direitos básicos como o da paternidade, mediante os exames de DNA”, disse Chuahy.
Vale ressaltar que os interessados se inscreveram, antecipadamente, na sede da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, localizada na avenida Manoel Borba, 640, no bairro da Boa Vista.