A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), em uma parceria da Subdefensoria de Execução Penal, do Núcleo Especializado de Cidadania Criminal e Execução Penal (NECCEP) e do Grupo de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco “Além das Grades” (ADG), realizou a segunda edição do projeto Conexões pela Liberdade.
Nesta edição, foram atendidas todas as 380 pessoas privadas de liberdade (PPL) do Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA).
Os atendimentos aconteceram no dia 20 de setembro por defensoras e defensores públicos, assessores e integrantes do ADG. Antes, no dia 17 de agosto, as defensoras públicas Samara Borges e Michelline Lobato fizeram uma apresentação voltada à educação de direitos com o tema “Defensoria Pública e direito das pessoas privadas de liberdade, em cumprimento de prisão provisória ou definitiva”.
Durante estes atendimentos foram apresentadas as situações individualizadas de cada preso, informando como está a situação dos seus processos e sendo realizadas as providências necessárias para afastar as prisões ilegais identificadas durante os trabalhos.
As atividades contaram com o apoio da Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES).
Além dos atendimentos realizados no projeto, a DPPE, por meio do NECCEP, realiza mais de 540 atendimentos mensais aos familiares das pessoas privadas de liberdade, além de atendimento diretamente ao preso em todos os estabelecimentos prisionais do estado.