A Defensoria Pública de Pernambuco comemorou na terça-feira (13) o aniversário de um ano do Núcleo de Defesa da Mulher, coordenado pela defensora pública Virgínia Moury.
O núcleo foi criado para trazer um atendimento especializado para as vítimas de violência doméstica, para todas as pernambucanas. Ao decorrer desses 365 dias, foram realizados cerca de cinco mil atendimentos à todas as mulheres que recorreram à Defensoria, além de palestras, visitas às comunidades, tanto da capital, quanto do interior.
Além disso, o núcleo proporciona cursos de capacitações para os defensores e defensoras, promovendo um acolhimento humanitário para a população.
‘’Esse um ano, foi um grande avanço na criação desse núcleo. Esse atendimento à essas mulheres vítimas de violência, porque leva a cidadania para elas, leva oportunidade de quebrar esse ciclo de violência. Então, realmente, a Defensoria Pública de Pernambuco, deu um passo à frente, em estruturar esse núcleo’’, destacou a defensora pública, Virgínia Moury.
O trabalho do núcleo de Defesa da mulher, visa combater toda e qualquer violência doméstica, ações como o encaminhamento a rede de atendimento para as vítimas, além da parte psicológica, assistente social, secretaria da mulher, entre diversos outros órgãos que englobam e contribuem para o núcleo ser realizado.
‘’A Defensoria Pública, é uma das portas de entrada dessas vítimas de violência. Elas nos procuram exatamente para saber do que se trata, o que fazer, qual o próximo passo que ela deve dar, o que deve ser feito para quebrar essa violência’’, pontuou Virginia Moury.
A criação desse núcleo foi um grande avanço na ampliação do atendimento e acolhimento às mulheres vulneráveis, que estão em condição de violência doméstica e familiar, buscando resgatar a cidadania feminina e a efetivação de direitos.
DPPE INFORMA – REGIME DE PLANTÃO JUDICIÁRIO NO FINAL DE SEMANA
A Defensoria Pública de Pernambuco funciona em regime de plantão nos finais de semana. O atendimento acontece por e-mail disponível