Pular para o conteúdo

DEFENSORIA RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE PELOS SEUS 25 ANOS DE HISTÓRIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

A Defensoria Pública de Pernambuco foi homenageada nesta terça-feira (02) em uma Reunião Solene na Câmara Municipal do Recife pelos seus 25 anos de história. A homenagem foi prestada no Plenário da Casa José Mariano, e contou com a presença de autoridades, defensores públicos, servidores e usuários dos serviços prestados pela instituição.

A solenidade foi proposta pelo vereador Almir Fernando e presidida pelo vereador Samuel Salazar. O Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, compôs a mesa de honra do lado do Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araujo; do Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho; do juiz titular do Juizado do Torcedor de Pernambuco, Flávio Fontes; e da Defensora Pública, Elda Caldas, da Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco (ADEPEPE).

Em uma tarde repleta de homenagens, a banda Som da Terra abriu a cerimônia tocando o Hino Nacional, o poeta Roberto Lins declamou uma poesia de autoria do potiguar Marciano Medeiros em homenagem a Defensoria Pública de Pernambuco e o cantor João Lacerda relembrou sucessos do seu pai, o saudoso Genival Lacerda.

O Defensor Público-Geral do Estado Henrique Seixas, iniciou seu discurso na tribuna destacando a gratidão, e enalteceu a homenagem destacando a presença dos vereadores que também estavam presentes como Doduel Varela, Zé Neto, Paulo Muniz, Alcides Teixeira, Hélio da Guabiraba e Ronaldo Lopes. Seixas também destacou a presença dos ex-Defensores Públicos-Gerais Joaquim Bené, Manoel Jerônimo e Fabrício Lima e agradeceu a todos pelos serviços prestados. Por fim, o Defensor Público-Geral, destacou a presença do Subdefensor Público-Geral, Clodoaldo Battista, e agradeceu a todas as defensoras e defensores públicos que fazem, e já fizeram, parte da Defensoria Pública de Pernambuco ao longo destes 25 anos de história.

O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, ressaltou a importância da Defensoria Pública como instrumento de acesso à justiça para o cidadão pernambucano e como parte da estratégia do Governo do Estado para o desenvolvimento do interior de Pernambuco. “A Defensoria abre as portas do judiciário para a maioria da população e esse trabalho é de fundamental importância. Hoje, o Governo do Estado tem como proposta de interiorizar suas ações e melhorar o acesso da população à cidadania e neste processo o papel da Defensoria Pública é imprescindível”, destacou.

Os vereadores Samuel Salazar, que presidiu a reunião, e Almir Fernando, que propôs a homenagem, destacaram a importância da Defensoria Pública para a população pernambucana. “A Defensoria Pública é uma instituição fundamental para garantir o acesso à justiça para a população mais carente. É uma honra poder homenagear essa instituição que tanto faz pela nossa população”, afirmou o vereador Almir Fernando.

O Procurador-Geral de Justiça, o promotor Marcos Carvalho, destacou a importância da parceria entre a Defensoria Pública e o Ministério Público na defesa dos direitos da população. “A Defensoria Pública é uma instituição que, ao longo dos seus 25 anos, vem desempenhando um papel fundamental na garantia do acesso à justiça e na defesa dos direitos dos mais necessitados. A homenagem de hoje é uma justa homenagem a todos os defensores públicos que dedicam suas vidas à promoção da justiça social”.

DPPE

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco foi instituída pela Lei Complementar Estadual nº 20 de 09/06/1998 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 26.127 de 17/11/2003. Foi com a homologação da Lei Complementar Nº 124 de 02/07/2008 que a Defensoria Pública de Pernambuco conquistou sua autonomia administrativa e funcional, fortalecendo sua missão de cumprir o dever constitucional do Estado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população hipossuficiente.

Ao longo destes 25 anos a DPPE consolidou-se como um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, contribuindo para a promoção dos direitos humanos e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

DPPE INFORMA

COMUNICADO IMPORTANTE A partir desta sexta-feira (23) até o dia 30 de junho, a Defensoria Pública de Pernambuco funcionará em regime de plantão. O atendimento

Leia Mais »

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2024 Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo