A Defensoria Pública de Pernambuco realizou, na última sexta-feira (20), inspeção na Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), na Ilha de Itamaracá, destinada ao cumprimento do regime semiaberto. Na unidade prisional, as Defensoras e Defensores Públicos investigaram as instalações e atividades de todos os pavilhões.
Fizeram parte da inspeção o Subdefensor da Execução Penal, Michel Nakamura, a Coordenadora do Núcleo Especializado em Cidadania Criminal e Execuções Penais (NECCEP), Gabriela Andrade, a Defensora Pública Renata Gambarra, a Defensora Pública Michelline Lobato. Também participaram das atividades os Defensores Públicos do Estado do Amazonas Stéfanie Sobral, Rodolfo Lobo e Theo Duarte, para troca de conhecimento e experiência.
A inspeção tem por objetivo identificar situações de superlotação, estruturas precárias, atendimento de saúde ausente ou insuficiente, falta de trabalho e educação. Para cada área visitada, são elaborados relatórios com a descrição dos problemas, a fim de cobrar soluções às autoridades competentes.