No contexto da Semana da Consciência Negra, no último dia 22, a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), por meio do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, representado pela defensora pública Juliana Paranhos, e pela Ouvidora-Geral Liliana Barros, participou de um evento na Escola Municipal Maria Feijó, localizada em Jaboatão dos Guararapes. O evento, que abordou o tema “Educação em Direitos: Um Papo sobre Racismo”, teve como objetivo sensibilizar e informar os estudantes sobre o racismo estrutural e o tratamento jurídico relacionado ao tema, além de apresentar os serviços oferecidos pela DPPE.
Durante a palestra, Juliana Paranhos ressaltou a importância de levar informações sobre os direitos humanos aos jovens. “É fundamental que os adolescentes compreendam o conceito de racismo estrutural e saibam como buscar o atendimento da Defensoria Pública. Nosso papel, enquanto Defensoria, é garantir que todos, especialmente os grupos mais vulneráveis, tenham acesso à justiça”, afirmou a defensora pública.
Liliana Barros, Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, também destacou a relevância da participação da instituição nesse tipo de evento. “A Defensoria Pública tem um papel crescente na defesa dos direitos dos cidadãos, e iniciativas como essa são essenciais para que a população entenda como buscar atendimento, especialmente em casos de discriminação racial”, afirmou Liliana.
O evento, voltado para adolescentes, teve um caráter formativo, com o intuito de informar os estudantes sobre seus direitos e como buscar assistência jurídica junto à Defensoria Pública, especialmente em situações de racismo.