Pular para o conteúdo

DEFENSORIA PÚBLICA DE PERNAMBUCO INICIA CURSO DE FORMAÇÃO EM GÊNERO PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) deu início, nesta segunda-feira (01/04), ao primeiro Curso de Formação em Gênero realizado pela instituição, marcando um passo significativo na capacitação de defensores, defensoras públicas e colaboradores. Este curso visa fornecer conhecimentos essenciais sobre a promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial e de orientação sexual na identidade de gênero, com o intuito de fortalecer o enfrentamento da violência e conflitos entre diferentes direitos considerados fundamentais, especialmente no atendimento às mulheres em situação de violência.

No primeiro dia do evento, destacaram-se diversas palestras de grande relevância. Inicialmente, foram ministradas palestras pela renomada defensora pública do Rio de Janeiro, Flávia Brasil Barbosa, e pela advogada criminalista especializada em direito das mulheres, Maria Júlia Leonel, com o tema: “Assistência qualificada à mulher em situação de Violência Doméstica”. Essas palestras abordaram desde o atendimento individual até a atuação estratégica, incluindo a assistência no júri em casos de crimes sexuais.

Na parte da tarde, destacou-se a palestra “Acesso ao aborto legal: Pernambuco como referência nacional”, ministrada por Helena Paro, professora associada da Universidade Federal de Uberlândia e médica ginecologista-obstetra do NUAVIDAS HC/UFU/Ebserh, por Olímpio Barbosa de Moraes, Diretor Médico do CISAM/UPE e Professor Adjunto da FCM/UPE, e por Carlos Reinaldo, Gerente da Medicina Fetal do CISAM/UPE.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Defensor Público-Geral, Henrique Seixas; a Secretária da Mulher do Estado, Mariana Melo; a Defensora Pública e coordenadora do NUDEM, Débora Andrade; o Subdefensor Criminal da capital, Wilker Neves; a Defensora Pública do Núcleo de Direitos Humanos, Juliana Paranhos; a Defensora Pública e Diretora da Escola Superior da DPPE, Maria Luiza Ramos; e as representantes da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública de Pernambuco, Liliana Barros, e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Luciana Prado, Promotora do Núcleo de Apoio à Mulher.

O Curso de Formação em Gênero representa um compromisso da DPPE em capacitar seus profissionais para oferecer um serviço de qualidade e sensível às questões de gênero, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e igualitária.

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2024 Todos os direitos reservados

Skip to content