Novo núcleo oferece atendimento jurídico especializado aos profissionais de segurança, reforçando o compromisso da Defensoria com a assistência jurídica gratuita e o fortalecimento das instituições de segurança no estado.
Com o objetivo de prestar atendimento jurídico aos profissionais de segurança do Estado, a Defensoria Pública de Pernambuco inaugurou, na quarta-feira (29), o Núcleo de Defesa dos Profissionais de Segurança Pública (Nudeps), um momento histórico para essa classe. A solenidade de inauguração foi realizada no auditório da instituição, localizado na Avenida Manoel Borba, 640, na Boa Vista.
Segundo o Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, a Defensoria continuará avançando na prestação de assistência jurídica gratuita. “Já oferecíamos esse atendimento, mas de forma não formalizada. Estou satisfeito que essa iniciativa tenha sido concretizada durante a nossa gestão, como parte do nosso planejamento estratégico. Continuaremos a nos especializar, não apenas nesta área, mas em diversas outras. Tenho certeza de que isso fortalecerá os laços entre as instituições. Os profissionais de segurança podem contar com a Defensoria”, afirmou Seixas.
Para o Comandante da Polícia Militar, Ivanildo Torres, esse momento é um dia histórico para os profissionais de segurança pública. “Hoje, a Defensoria Pública faz um gesto de reconhecimento, de dizer a todos nós, ‘eu lhe enxergo’, e isso toca naquilo que é mais forte, que é o salário moral, é aquele ‘muito obrigado’ que muitas vezes a gente não tem”, disse.
O núcleo será coordenado pelo Subdefensor Criminal da Capital, Wilker Neves, e atenderá os profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros, que se expõem diariamente nas ruas para trabalhar e proporcionar segurança para a sociedade. Com isso, a Defensoria vai disponibilizar um local exclusivo para atendimento jurídico aos diversos profissionais de segurança por conta de situações e processos ocorridos em serviço.
A mesa de honra foi composta pelo Defensor Público-Geral, Henrique Seixas; pela Subdefensora Pública-Geral, Fátima Meira; pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Ivanildo Torres; pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Luciano Fonseca; pelo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Delegado Renato Leite; pelo Gerente Geral da Polícia Científica de Pernambuco, Fernando Benevides; pelo Secretário Executivo de Ressocialização, Paulo Paes; pelo deputado federal, Coronel Meira; e pelos deputados estaduais, Joel da Harpa, Coronel Feitosa e Eriberto Filho.
Também prestigiaram a solenidade os servidores da Defensoria Pública de Pernambuco e demais autoridades do estado.
Vale ressaltar que, em 2023, foi criada a Assessoria de Segurança Institucional da Defensoria Pública de Pernambuco, que desempenha um papel crucial ao servir como a ponte entre a Defensoria e as diversas instituições de segurança. Sua atuação é fundamental para alinhar as estratégias de segurança com as necessidades jurídicas, promovendo um ambiente mais seguro e harmonioso tanto para os profissionais de segurança quanto para a população atendida pela Defensoria. A assessoria é composta pelo Coronel da Polícia Militar, Henrique Marinho, pelo Coronel Bombeiro Militar, Luciano Guimarães, e pelo Policial Penal, Cícero Márcio.