A Defensoria Pública de Pernambuco inaugurou na última terça (20), a Van dos Direitos, que viabiliza o acesso a serviços de assistência jurídica gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade, que não têm condições de se deslocar até uma unidade da Defensoria Pública. A iniciativa, faz parte de um convênio entre a Defensoria Pública de Pernambuco e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e é fruto de uma emenda parlamentar individual do Deputado Federal, Ossesio Silva.
Para o Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, a aquisição da Van dos Direitos, é de suma importância para a garantia dos direitos fundamentais aos cidadãos. “Esse é mais um equipamento de entrega que vai levar cidadania à população, onde os defensores e defensoras saem dos gabinetes e prestam atendimentos às pessoas que se encontram em locais de mais difícil acesso”, frisou.
O evento, contou com a presença da Secretária Nacional de Proteção Global Ajunta, Karoline Aires. “Para a gente, é muita emoção presenciar esse momento. Confesso que estou bastante impressionada com a atuação da Defensoria e acredito que vocês farão um bom uso desse equipamento, pois, toda vez que uma Van é entregue, o Estado se faz presente, fazendo esse movimento de transformação social”, disse a secretária.
Durante a cerimônia de inauguração, o Defensor Público-Geral, Henrique Seixas, e o Subdefensor Público-Geral, Clodoaldo Battista, entregaram ao Deputado Federal, Ossesio Silva, placa de homenagem, como gesto de gratidão, pelo esforço da emenda parlamentar individual para a aquisição do equipamento.
“Confesso que fiquei emocionado e feliz, pois não esperava receber essa homenagem. Muito obrigado. Tenho certeza que esse equipamento vai somar e ampliar os atendimentos aos assistidos, que não têm condições de se deslocar até uma Defensoria”, disse o Deputado Federal, Ossesio Silva.
Também foi homenageado, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Cloves Benevides, devido aos serviços prestados à instituição, além da contribuição para o fortalecimento e valorização da Defensoria Pública de Pernambuco. Na ocasião, ele recebeu a placa de homenagem e a medalha Eduardo Campos, a mais alta comenda da instituição.
“Eu sempre entendi a Defensoria como o agente efetivamente garantidor de cidadania. É preciso coragem, para garantir o direito aos mínimos onde falta tudo, e a Defensoria tem garantido isso”, ressaltou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Cloves Benevides.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o 2º Subdefensor Público-Geral Jurídico, Fabrício Lima; a Subdefensora Cível da Capital, Jeovana Colaço; o Subdefensor Cível e Criminal do Interior, Rafael Bento; o Subdefensor das Causas Coletivas, Rafael Alcoforado; o Subdefensor de Mediação e Conciliação, Manoel Jerônimo; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima da Violência Doméstica (NUDEM), Virginia Moury e o Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Henrique da Fonte.