Pular para o conteúdo

Defensoria Pública de Pernambuco é Homenageada na Posse da Nova Diretoria do Instituto dos Advogados de Pernambuco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Na última quinta-feira (15), a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP). O evento, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, na Boa Vista, foi marcado por uma noite de homenagens, história e representatividade.

A Defensoria Pública foi reconhecida pelos relevantes serviços prestados à população pernambucana, com uma homenagem especial ao defensor emérito Nilzardo Carneiro Leão. A cerimônia também celebrou os 173 anos de atividades do IAP, que pela primeira vez terá uma mulher na presidência, Érika Ferraz.

O diretor da Faculdade de Direito do Recife, Torquato Castro Júnior, anfitrião do evento, deu as boas-vindas ao IAP e à DPPE. “Iniciamos com a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco por um decreto do Imperador D. Pedro I, em 1827, inicialmente no mosteiro de São Bento. Depois de algumas décadas, viemos para o Recife, mas não neste prédio, que é de 1912”, recordou o diretor, fazendo referência aos primeiros cursos de Direito no Brasil.

Durante a cerimônia, o “Projeto de Preservação da História da DPPE”, idealizado pela ex-defensora Geral Marta Freire, foi entregue à presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), Margarida Cantarelli, e à Subdefensora Pública-Geral Jurídica, Dandy Pessoa, que representava o Defensor Público-Geral Henrique Seixas.

Em seu discurso, Dandy Pessoa destacou a importância da DPPE como um instrumento fundamental para a concretização do preceito da igualdade, conforme estipulado pela Constituição Federal de 1988. “Falar da Defensoria Pública é falar em educação em direitos, por meio do curso de defensores populares, que forma lideranças comunitárias e agentes públicos dedicados à garantia dos direitos da população nas regiões mais vulnerabilizadas”, afirmou Dandy.

Ela também ressaltou a atuação extrajudicial da DPPE, que inclui a realização de conciliações diárias e o fornecimento de testes de DNA, com custos arcados pela instituição, apesar das dificuldades orçamentárias. Além disso, destacou o papel da DPPE na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Em seu discurso de posse, Érika Ferraz enfatizou que a cerimônia marca não apenas o início de uma nova gestão, mas também a renovação do compromisso do IAP com a promoção do Direito e a defesa dos valores que sustentam a justiça no País. Ela expressou seu reconhecimento e agradecimento aos presidentes que a antecederam e afirmou sentir-se honrada por ser a primeira mulher a assumir a presidência do IAP. “É sob a inspiração desses grandes advogados que eu, com humildade e gratidão, me coloco à disposição para dar continuidade a este legado de excelência”, concluiu.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco, Clodoaldo Battista, e diversos defensores e defensoras públicas.

Notícias Recentes

Siga-nos

Notícias Mais Lidas

Quem Somos

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Canais de Comunicação

Agendamento da Capital:
Redes Sociais:

© 2024 Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo