O Defensor Público- Geral de Pernambuco, Henrique Seixas a convite do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Cloves Benevides, visitou, na segunda-feira(17), as instalações do novo presídio de Alagoas, que deve começar suas operações até o fim de dezembro de 2022.
O intuito da visita foi conhecer a estrutura da nova unidade, que terá capacidade para 1.008 vagas, e trocar experiências com o Estado vizinho sobre a gestão penitenciária e enfrentamento de desafios.
A comitiva pernambucana incluiu a presença do desembargador Mauro Alencar, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Pernambuco (GMF/PE); da Assessora Especial da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-PE), a juíza Roberta Viana Jardim; do promotor da Vara de Execução Penal do MPPE, Raul Lins; e do secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.
Os órgãos e poderes dessa comitiva integram o Gabinete de Crise, criado por meio do Ato Conjunto número 34 para implementar ações de melhoria no Complexo Prisional do Curado, localizado na Região Metropolitana do Recife.
O gestor da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS/AL), Marcos Sérgio de Freitas, conduziu a visita levando informações sobre a obra e perfil prisional da nova unidade. Ainda por Alagoas, representaram o Estado integrantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e diversos representantes da estrutura administrativa e operacional da SERIS.