Nesta sexta-feira (12), durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de 2023, foi realizada, pela primeira vez, a escolha para o cargo de Ouvidor Externo da Defensoria Pública de Pernambuco. A vaga, que é de grande importância para a Instituição, foi disputada por dois candidatos e teve como vencedora, a Socióloga Liliana Barros. A eleição para o cargo de Ouvidor Externo foi realizada pela primeira vez na DPPE na Sexta-feira (05), quando foram escolhidos os candidatos Jamesson José Gomes Santos e Liliana Barros, por meio de votação da sociedade civil organizada.
Em seu discurso após a condução ao cargo, Liliana Barros destacou a importância do trabalho da Ouvidoria Externa para a Defensoria Pública e para a sociedade pernambucana. “A Ouvidoria é um canal de diálogo e de construção coletiva. É uma ferramenta importante para a promoção da cidadania e para a defesa dos direitos humanos”, afirmou.
O Defensor Público-Geral Henrique Seixas destacou a importância da escolha do Ouvidor Externo para a Defensoria Pública de Pernambuco. “O Ouvidor Externo, ou Ouvidora, é uma figura essencial para uma instituição, pois é responsável por receber as demandas da sociedade e garantir que a Defensoria esteja cada vez mais próxima dos seus assistidos. Parabenizo a escolha da Socióloga Liliana Barros para ocupar essa função tão importante”, afirmou.
Compuseram a mesa do Conselho Superior, o Defensor Público-Geral Henrique Seixas, o Subdefensor Público-Geral Clodoaldo Battista, o Conselheiro Wilton Carvalho, a Conselheira Dandy Pessoa e o Corregedor Geral Manoel Jerônimo.
A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) divulgou, ainda em fevereiro deste ano, o cronograma do processo eleitoral. O objetivo da ouvidoria externa é fortalecer a transparência e a participação da sociedade no trabalho da Defensoria Pública. O Ouvidor é responsável por verificar a qualidade dos serviços prestados pela instituição, bem como por auxiliar na elaboração de políticas institucionais voltadas para a defesa dos direitos de grupos marginalizados.
Com a realização do pleito para a Ouvidoria, a Defensoria Pública de Pernambuco demonstra seu compromisso com a transparência, além de fortalecer a atuação da instituição na defesa dos direitos humanos e na prestação de serviços de qualidade à população mais vulnerável.