Nesta terça-feira, 13 de junho, a Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu uma homenagem aos 25 anos da Defensoria Pública de Pernambuco. A sessão solene foi proposta pelo Deputado Estadual, Eriberto Filho e foi realizada no auditório Senador Sérgio Guerra, na sede da Alepe, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife.
Durante a solenidade, diversos depoimentos destacaram a importância da Defensoria Pública de Pernambuco na vida das pessoas atendidas por ela. O Defensor Público-Geral de Pernambuco, em seu discurso, destacou os avanços conquistados ao longo desses 25 anos e a importância de fortalecer a instituição para enfrentar os desafios futuros e lembrou do patrono da Alepe, Joaquim Nabuco, que dedicou sua vida pela libertação da escravatura, pela inclusão de um povo e pela proteção aos direitos das pessoas.
“Estamos comemorando hoje um marco histórico para a Defensoria Pública de Pernambuco. Ao longo desses 25 anos, trabalhamos incansavelmente para garantir o acesso à justiça e a defesa dos direitos de todos os pernambucanos. Nabuco defendia que a abolição não estaria completa até que toda a população tivesse acesso a direitos básicos e fundamentais como saúde, educação e moradia. Até hoje essas causas mantêm-se atuais e são, também, a razão de ser da Defensoria Pública de Pernambuco”, afirmou Henrique Seixas.
O presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, enalteceu o trabalho árduo dos defensores públicos e colaboradores da instituição. Ele destacou a dedicação e compromisso demonstrado pela Defensoria Pública em garantir que todos os pernambucanos, especialmente os mais reservados, tenham acesso à justiça e aos direitos fundamentais.
“A homenagem aos 25 anos da Defensoria Pública de Pernambuco marcou um momento especial de reconhecimento e celebração do trabalho incansável dessa instituição em prol da justiça social. Fica cada dia mais evidente a importância de fortalecer e investir na Defensoria Pública, confiante para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva em Pernambuco”, explicou Álvaro Porto.
O deputado estadual Eriberto Filho, em seu discurso, exaltou a importância da DPPE como um pilar fundamental do sistema de justiça, afirmando: “Ao longo desses 25 anos, a Defensoria tem sido uma aliada indispensável na luta e pela garantia dos direitos de quem mais precisa. Sua atuação tem transformado vidas e proporcionado a milhares de pessoas”.
Diversos parlamentares também fizeram uso da palavra para enaltecer a trajetória da Defensoria Pública e fortalecer o compromisso da Alepe em apoiar e apoiar a instituição. Eles destacam a importância de investimentos na área para que a Defensoria possa ampliar sua atuação e alcançar um número ainda maior de pessoas necessitadas.
DPPE se reune com Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do TJPE
A Defensoria Pública de Pernambuco participou, por meio do Núcleo de Conciliação e Mediação, na terça-feira (19), de uma reunião