Notícias

Interna

Solenidade de entrega do Título Cidadão Olindense ao DPG Manoel Jerônimo reúne grande público

Autoridades e representantes da Defensoria Pública, dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Sociedade Civil lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores de Olinda, durante a entrega do Título Cidadão Olindense, autoria da Vereadora Graça Feitosa, ao Defensor Público-Geral, Manoel Jerônimo, nesta segunda-feira (13/11). A Mesa de Honra foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Olinda, Vereador Jesuíno Araújo, sendo composta pelo Vice-Prefeito de Olinda, Márcio Botelho; pelo Subdefensor Público-Geral, José Fabrício Silva de Lima; a Vereadora Graça Feitosa; o Diretor de Comunicação da Globo NE, Ronan Drummond; o Procurador Municipal Díbulo Calábria e a Chefe do Núcleo de Olinda, Myrta Machado. 

No discurso, a Vereadora Graça Feitosa, destacou a trajetória profissional e atuação do DPG Manoel Jerônimo frente à Defensoria Pública de Pernambuco, ressaltando o porquê da concessão do título. “Com muita alegria estamos aqui reunidos na manhã de hoje, nessa Casa Legislativa, a mais antiga em funcionamento no Brasil, para homenagear Manoel Jerônimo de Melo Neto, outorgando o Título de Cidadão Olindense. Inicialmente, quero agradecer aos meus pares, integrantes desta Câmara Municipal pela aprovação unânime do Projeto de resolução que concede esta honraria ao homenageado. Não poderia ser diferente, principalmente pela a excelência do trabalho em prol dos Olindenses, com ações e projetos que dignificam a nossa população e a de Pernambuco”, frisou.  

O Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Olinda, Jesuíno Araújo, que presidiu a Solenidade, ressaltou a presença da esposa do DPG Manoel Jerônimo, Ana Cecília, e acrescentou que a Câmara confere o diploma como forma de destacar o desempenho de Manoel Jerônimo à frente de um Órgão de grande impacto na vida do cidadão. Ele pontuou, ainda, que com a homenagem, reconhece todos àqueles que compõem a Defensoria Pública de Pernambuco. “Quero destacar que há muito tempo não via o Plenário lotado numa entrega de Título”, disse, em meio aplauso dos presentes.   

O DPG Manoel Jerônimo, bastante emocionado, agradeceu a presença de todos. Falou da honra em ser agraciado com o Título de Cidadão Olindense. “Aqui nesta Casa registra-se um dia inesquecível na minha vida e dos meus familiares. Felicito a cada um que tem me ajudado: a equipe de Defensoria Pública composta pelos colegas Defensores Públicos, servidores, colaboradores e estagiários que cotidianamente dignificam o trabalho exercido para os assistidos da DPPE. Somos a Instituição mais produtiva do País e reconhecida pela OEA, como referência”, frisou, informando que ainda este ano será inaugurada a nova sede do Núcleo de Olinda.  

O Subdefensor Público-Geral, por sua vez, disse que a iniciativa da entrega do Título é digna de todos os elogios ao colega Manoel Jerônimo que tem desenvolvido na DPPE um serviço fundamental para o fortalecimento da Instituição e atendimento à população de Olinda.  “Na verdade, nesses quatro anos, tivemos uma atuação  importante para  solidificação da nossa Defensoria, mas é essencial   que a tendência  do nosso trabalho, no ano que vem, é de estruturar o Núcleo como Olinda merece, tornando-se cada vez mais forte e atuante”.                                                      

José Fabrício encerrou o discurso, dizendo que a Defensoria Pública propicia ao Defensor Público atuar  na transformação social dos que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Nessa missão, não tenho como mensurar quantas vidas foram transformadas com a ação concreta de cada Defensor integrante aqui do Núcleo de Olinda. Quantos direitos foram preservados, quantas famílias tiveram acesso ao mínimo essencial para adquirir leite por filho, comprar um remédio importante para o tratamento da saúde. Quantos crimes deixaram de ocorrer, em razão da atuação, mediação, conciliação. Tudo isso é muito importante para nós quando representantes do povo daqui dessa casa que valorizam e demonstram o afeto e a satisfação de poder contar com um serviço tão importante para a vida dos nossos  pernambucanos”, finalizou.     

 

Redação: Fátima Freire/Ascom-DPPE 

Fotos: @jhpaparazzo/Ascom-DPPE      

 

 

 

Galeria de Fotos